Escolha uma Página

Optando por rejeitar excessos, com simplicidade e poucos elementos, o minimalismo é uma tendência que tem conquistado os decoradores e arquitetos desde o começo do século XXI. Esse estilo vem se tornando cada vez mais popular em todos os ambientes e produções artísticas, inclusive na arquitetura e design de interiores.

Na decoração, o grande pilar do minimalismo está na escolha de elementos claros e que não poluam visualmente o ambiente. Geralmente, os decoradores e arquitetos utilizam da ideia do “menos é mais” que diz que quanto menos elementos decorativos em um ambiente, mais belo e sofisticado ele fica. Para isso, peças metálicas ou de madeira são muito bem utilizadas em contraste com revestimentos claros e sóbrios.

 

Foto: 204park (Pinterest)

 

Outro mantra do minimalismo é o de “organização é tudo”, afinal, de nada adianta um ambiente sóbrio e com poucos elementos, se a desorganização o torna poluído. Adornos, livros, mesas de canto, suportes, móveis, revestimentos e pisos, tudo precisa estar harmonioso e organizado para que o minimalismo prevaleça em um ambiente.

Os projetos arquitetônicos também precisam levar em consideração a iluminação, visto que a luz natural é a principal aliada do minimalismo. A luz do sol potencializa os tons claros utilizados na decoração e revestimentos, tornando o ambiente mais atrativo. Porém, a iluminação artificial não fica de fora, lustres simples e luminárias são bons elementos que podem compor o ambiente.

Para os revestimentos, as escolhas em porcelanato (mármore) e madeira são as mais populares. Com essas opções, você pode optar tanto pelo contraste da madeira no piso com os tons claros do restante do ambiente, quanto pelo toque moderno e fino do mármore. Separamos alguns exemplos que temos em nossa loja para você se inspirar:

 

Revestimento Munari Marfim da Eliane. Foto: Reprodução.

 

 

Revestimento Munari Branco da Eliane. Foto: Reprodução.

 

 

Engana-se quem acha que minimalismo significa “vazio”, muito pelo contrário. As plantas, por exemplo, são grandes aliadas desse estilo, dando mais riqueza e suavidade para o ambiente. Outros elementos, como porta retratos, livros e mesas de cabeceira também são excelentes elementos para deixar o ambiente menos vazio.

 

Foto: HomeDeco (Pinterest)

 

Gostou do estilo minimalista? Esperamos que você tenha se inspirado para a decoração do seu ambiente!