Escolha uma Página

Essencial em todo banheiro, a cuba pode ir muito além da necessidade, aliando design e estilo ao ambiente. Em composição com a bancada, a cuba é capaz de criar uma atmosfera diferenciada e cheia de personalidade. São muitos os modelos disponíveis no mercado, com tamanhos, formatos, cores e materiais diversos.

Muito mais que beleza, a cuba precisa ser funcional e adequada à realidade de cada banheiro e às necessidades de uso. O tamanho do banheiro e da bancada, móvel ou gabinete. Isso é importante para escolher a que melhor se encaixa no espaço. Confira algumas dicas que vão te ajudar a escolher o modelo ideal!

 

Cubas de apoio

 

Cuba de apoio retangular Docol

 

A cuba de apoio fica totalmente apoiada em cima da bancada, por isso são boas escolhas para quem tem um banheiro com uma bancada mais espaçosa. Por outro lado, caso a bancada tenha armário haverá ganho de espaço, já que abaixo da pia o espaço ocupado será somente o do sifão.

As bancadas com cubas de apoio devem ser mais baixas, com uma distância menor do chão, para deixar o uso mais confortável. Para esse modelo, as torneiras mais indicadas são as de bica alta ou de parede.

 

Docol. Divulgação.

 

Cubas de semiencaixe

 

Cuba de semiencaixe retangular com mesa Deca

 

A cuba de semiencaixe é um meio termo, pois parte fica apoiada na bancada e parte fica aparente. É uma boa opção para banheiros pequenos e com bancada mais estreita. As torneiras de bica baixa são as mais indicadas para esse modelo.

 

Deca. Divulgação.

 

Cubas de embutir

 

Cuba de embutir retangular Deca

 

O modelo de cuba de embutir já foi muito comum e encontrado em muitos banheiros no passado. Com as novidades no mercado, esse tipo de cuba deu lugar a outros modelos. Porém ele ainda tem seu espaço, especialmente em banheiros pequenos. 

A cuba de embutir é colada embaixo da bancada e geralmente é acompanhada de um gabinete que além de servir de armário, ajuda a esconder o fundo da peça. Para esse tipo de cuba, as torneiras mais indicadas são as de bica baixa.

 

Deca. Divulgação.

 

Cubas de sobrepor

 

Cuba de sobrepor Deca.

 

As cubas de sobrepor são aquelas em que a borda superior fica aparente acima da bancada e são menos profundas que as de embutir. Como apenas uma parte da cuba fica aparente, esse modelo deixa a bancada com mais espaço livre. As torneiras para indicadas para as cubas de sobrepor são as de bica baixa. 

 

Deca. Divulgação.

 

Cubas de parede

 

Lavatório pequeno clássico Celite.

 

As cubas de parede não precisam de bancadas, já que são fixadas na parede e podem ou não ter coluna de apoio. Também são indicadas para pequenos espaços, como lavabos.

 

Celite. Divulgação.